Investir em vegetações para decoração dos ambientes, além de embelezar e trazer vida para o local, é uma excelente opção para melhorar a saúde dos moradores, ajudando nas noites de sono, purificação do ar e aumentando a qualidade de vida, já que o cultivo das plantas é considerado terapêutico.
O cuidado com as plantas dentro das residências já era uma atividade comum entre as pessoas, mas que se intensificou principalmente no ano de 2020, quando passamos por um longo período de isolamento social. A pandemia atrelada a esse comportamento e as preocupações ambientais e climáticas, que tem sido pautas importantes para sociedade ao longo dos últimos anos, fortaleceu o interesse das pessoas em cuidar do espaço onde vivem e as plantas atuam de maneira significativa em questões psicológicas e sanitárias.
Dessa maneira, cada vez mais os arquitetos estão incluindo as vegetações nos seus espaços e decorações. E dentro desse processo é necessário escolher corretamente as espécies que serão utilizadas, uma vez que nem todas as plantas podem sobreviver em lugares fechados ou possam a vir necessitar de cuidados mais específicos.
Confira abaixo algumas opções que podem ser utilizadas e combinadas facilmente nos projetos:
Samambaia
Uma opção popular e conhecida, pode ser encontrada facilmente nas lojas e seu cuidado é extremamente simples pois sua irrigação não precisa ser constante, além dessa espécie não necessitar de luz solar direta.
Jiboia
Uma planta de fácil cuidado, que além da beleza é um ótimo purificador de ar. Por ser uma espécie de que gosta de umidade, é uma boa escolha para ser cultivada no banheiro, só precisa garantir que o ambiente tenha uma boa iluminação natural.
Costela de Adão
São belíssimas e deixam qualquer ambiente mais charmoso. Sobrevivem bem em espaços pouco luminosos o que facilita o seu cultivo. Essa espécie é ótima opção para quem tem uma rotina mais corrida, pois sua irrigação pode ser feita uma vez por semana.
O cultivo de plantas dentro de casa tem ajudado muitas pessoas a lidarem com as rotinas corridas e cheia de tarefas a serem cumpridas e apesar de existirem inúmeras opções adequadas para os ambientes internos, a melhor escolha é sempre pensando na satisfação pessoal e na qualidade de vida familiar.