Além da função estética, as cores podem influenciar na criação de ambientes, intervindo na atmosfera local. A depender do seu uso, podem intervir na impressão que as pessoas têm do tamanho e formato dos espaços, por isso devem ser usadas de maneira estratégica nos projetos arquitetônicos.
Cada cor possui um efeito específico no cérebro humano, causando sensações e estímulos de acordo com sua aplicação. Por exemplo, cores claras e suaves proporcionam serenidade e calma; cores vivas proporcionam energia e força. Podem também modificar a percepção do ambiente em relação a dimensões do espaço, temperatura e iluminação. A seguir, iremos mostrar algumas cores, suas aplicações e efeito em projeto.
Dimensões do espaço: Através da aplicação de cores é possível aumentar ou diminuir os espaços.

Temperatura: Cores quentes e frias modificam a percepção da temperatura no ambiente. A escolha deve ser feita observando o clima local e qual a finalidade do projeto. Se você quer um ambiente mais acolhedor, cores quentes são mais indicadas.
Iluminação: Cada cor possui um índice de absorção de luz diferente, resultando em locais mais iluminados ou escuros. Por exemplo, cores brancas refletem a luz tornando o ambiente mais claro e o preto absorve mais a luz, tornando o ambiente escuro.

Portanto, é essencial que a escolha das cores esteja alinhada com a identidade e a função do projeto, para que as mesmas possam caracterizar o visual da edificação de forma certeira. Como dizia Walter Gropius … “Minha cor preferida é o colorido!” E você ? Qual a sua cor preferida? Conte para nós!
Imagens fonte: https://donaarquiteta.com.br/wp-content/uploads/2018/07/renzo-piano-2.jpg